Projeto de Pesquisa: Duplamente Letrado

Sobre o Projeto

O projeto de pesquisa "Duplamente Letrado" tem como objetivo geral investigar se a aproximação da leitura profunda de livros, de forma lúdica e prazerosa, seria capaz de desenvolver a capacidade de compreensão para ler sem sofrimento.

A pesquisa busca entender como a leitura de livros pode ajudar jovens do Ensino Médio a desenvolver um "duplo letramento", ou seja, a compreensão tanto de leituras em tela quanto de leituras em livros. O foco é proporcionar um ambiente favorável à leitura, envolvendo os estudantes em uma esfera sensorial propícia à leitura e oferecendo recursos para debate e compreensão do conteúdo lido.

Detalhes do Projeto

Início: março 2025 – Previsão de término: março 2027

Escolas participantes:

Palavras-chave: letramento, práticas de leitura, leitura proficiente, prática social.

Objetivo da Pesquisa

A pesquisa busca responder à seguinte pergunta: "Seriam os estudantes de Ensino Médio (1º e 2º anos) capazes de desenvolver um duplo letramento, compreendendo que as leituras em tela e em livros são diferentes, mas potencialmente qualificadas para o desenvolvimento do pensamento crítico?"

Este estudo utilizará uma abordagem qualitativa, com observação participante, a partir da relação direta com os estudantes de 1º e 2º anos do Ensino Médio, em escolas privadas. Será oferecida uma "Oficina de Leitura" nas instituições de ensino participantes.

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato:

contato@anaerthal.com.br